A situação crítica que o envolve o Pantanal devido ao grande número de focos de incêndio tem gerado muita discussão no setor político. Várias câmaras temáticas e grupos de trabalho estão acompanhando a situação. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a área queimada já ultrapassando 800 mil hectares. O espaço atingido é 2.362% maior do que a registrada no mesmo período de 2023.
Para tentar ajudar o Corpo de Bombeiros, que trabalha diuturnamente para combater as chamas, o senador Jayme Campos (UNIÃO), como vice relator do Orçamento da União, quer destinar verba para compra de um helicóptero, três aviões e pelo menos 20 caminhões pipas para ajudar nos trabalhos.
“Marquei com o comandante do Corpo de Bombeiros para tentar ajudar. Nós políticos temos que nos preocupar. O Pantanal está ardendo em chamas. A demanda em Mato Grosso é gigante e por isso precisamos estar preparados. Vamos viabilizar orçamento para ajudar. As vezes o Corpo de Bombeiros tem o batalhão mas não tem o equipamento. Cuiabá está sob fumaça. Não dpa pra respirar. Por isso vamos ajudar para fazer o enfrentamento”, disse o senador.
O aparelhamento das forças com essas compras ainda será levantado o valor. “Não tem preço ajudar a salvar nosso Meio Ambiente. Nosso trabalho é passar dinheiro e vamos comprar sim essas viaturas”, confirmou o senador.
Além da força humana, o Corpo de Bombeiros utiliza caminhonetes, pás-carregadeiras, barco e quadriciclo para chegar a locais de difícil acesso. A principal ação de combate é a construção de aceiros para impedir o avanço das chamas.
Olhar Direto/Max Aguiar