Abilio Brunini (PL) falou pela primeira vez como novo prefeito de Cuiabá, na noite deste domingo (27), à TV Centro América, após o resultado ser oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ele recebeu 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, derrotando o candidato Lúdio Cabral (PT).
O candidato de 40 anos toma posse a partir de janeiro 2025, ao lado da vice, a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo).
“A votação do Lúdio foi significativa, ele foi um candidato muito forte e com uma estratégia muito inteligente. Os problemas de Cuiabá vem de todos os lados, os buracos, o sofrimento nas UPAs, mas Cuiabá é uma só e vamos juntar forças com todos, conversar com todos”, disse.
No discurso, ele agradeceu aos eleitores e disse que pretende conversar com as demais autoridades para colocar em prática as propostas de governo. Ele também destacou que a prioridade será melhorar a saúde da capital.
“Estou tentando resgatar a minha cidade, mas nada disso seria possível sem o apoio de Deus e do povo e neste momento não podemos ter uma cidade dividida. No momento temos que olhar o que tem de imediato e acredito que a Saúde é um problema imediato que temos que resolver. Essa fase de transição é para estudar, buscar conselhos e que algumas medidas possam tomar pela Câmara Municipal”, ressaltou.
Quem é Abilio Brunini
Abilio Jacques Brunini Moumer nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura e urbanismo. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno.
No 2º turno foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.
Já em 2022, foi eleito deputado federal. Ele é casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos. Abilio é membro da comissão de saúde e agora foi eleito à Prefeitura de Cuiabá pelo próximos quatro anos, a partir de 2025.
Propostas de governo
Durante a campanha, Abilio fez promessas em diversas áreas, entre elas estão:
Saúde: Criação de Vilas de Saúde em cada distrito sanitário da capital;
Educação: Expansão da educação infantil e a implementação do Método Montessori;
Transporte: Faixa azul exclusiva para motos e criação de paradas para embarque e desembarque de passageiros por APP;
Segurança: Parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal para fortalecer a segurança nas escolas.(G1)