COMEMORAÇÕES
Comunidade do Recanto dos Idosos comemora aniversário da instituição e do seu criador, Pe. Lothar Bauchrowitz
A comunidade do Centro de Convivência dos Idosos – (C.C.I. – São Lucas); Recanto dos Idosos, ligado à Caritas Diocesana e à Paróquia São José Esposo da Vila Operária, comemorou na tarde desta quinta-feira (18), na sede da instituição, os 37 anos de sua criação, e ainda os 86 anos de vida do seu criador, o Padre Lothar Bauchrowitz.
Inaugurada em 1987, o padre iniciou a construção do recanto em regime de mutirão com apenas quatro casinhas conjugadas para abrigar um idoso solteiro (masculino ou feminino) ou ainda um casal em cada unidade.
O projeto se ampliou e chegou a 52 unidades, que juntas têm a capacidade de abrigar até 104 idosos. Mas, atualmente a maioria dos 47 residentes que ocupam as instalações, são solteiros ou solteiras, entre eles, alguns casais.
Para a coordenadora do Recanto a senhora Sueli Esmério M. Silva, a data é de comemoração! “Esse projeto lindo do padre Lothar começou a quase quatro décadas e desde aquela época, ele tinha o olhar voltado para os idosos, as crianças e os mais humildes e necessitados”, destacou.
Importante ressaltar que desde que foi criado, o Recanto dos Idosos passou por apenas uma reforma, quando completou 30 anos, e isso só foi possível na época, graças a uma emenda do então deputado estadual José Carlos do Pátio.
Coincidentemente, a segunda reforma que se encontra em andamento, também está sendo possível graças à sua intervenção, em razão de uma parceria entre a instituição e a prefeitura, que repassa recursos sob a forma de subvenção para a manutenção da casa, e ainda, através da Secretaria de Promoção e Ação Social, que repassa recursos para auxiliar na reforma das casas.
ATENDIMENTOS
Ainda conforme a coordenadora, os idosos do recanto recebem atendimento de saúde; bem como ajuda social para melhorar a autoestima; recebem orientações religiosas e participam de, pelo menos, uma missa sempre na última quarta-feira do mês; participam de terapias ocupacionais para preencher o tempo ocioso; têm opções de lazer e entretenimento, e ainda participam de confraternizações em datas especiais, como a semana do idoso, Natal; festas juninas, o Dia do Padroeiro, entre outras.
O criador e homenageado, Padre Lothar, apesar dos 86 anos, e passar por algumas limitações de saúde devido à idade, também compareceu à comemoração e ao lado do prefeito, agradeceu as homenagens recebidas. Como parte religiosa do evento, o padre Aladim celebrou uma missa aos presentes, concelebrada pelo homenageado padre Lothar.
O prefeito Pátio destacou a importância do padre como líder político e religioso da cidade, afirmando que se espelha nas ações do padre, a quem ele sempre chama de amigo e mentor revelando o orgulho de tê-lo como exemplo a ser seguido, quanto às preocupações sociais com os mais humildes, os trabalhadores mais necessitados.
Após a solenidade que contou inclusive com uma encenação teatral por parte dos residentes, que revelou o chamado de Deus ao padre Lothar para que deixasse a longínqua Alemanha e se deslocasse ainda moço para os rincões do Brasil, vindo se instalar no interior do Mato Grosso, mais especificamente na cidade de Rondonópolis onde se estabeleceu e reside até hoje.
Ailton Lima – Gcom