O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, afirmou que o número de homicídios em Sorriso aumentou devido a disputas entre criminosos faccionados.
A declaração foi dada ao ser questionado sobre o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que classificou Sorriso como a quarta cidade mais violenta do Brasil – referente aos dados colhidos sobre 2023.
O levantamento considera as mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes. Em relação aos dados colhidos sobre 2022, Sorriso ocupava a sexta colocação. Agora, as informações de 2023 mostram que a cidade avançou duas posições na insegurança.
“Os bandidos estão se matando e por isso vem aumentando o número de homicídios. Sabemos que tem uma disputa territorial por droga e espaço físico e acabam se matando entre eles”, disse.
O coronel afirmou que, apesar do índice de violência, a população sente-se segura devido à atividade da Polícia Militar.
Ele ainda mencionou que parte das mortes ocorridas na cidade são de confrontos entre criminosos e policiais.
“As polícias têm trabalhado muito ali em Sorriso, têm empreendido bastante. Eu mesmo estive em Sorriso e a população se sente segura com a Polícia Militar”, afirmou.
“Dentre alguns mortos, encontram-se pessoas que confrontaram a Polícia. O último [caso] foram três mortos e isso aumenta, realmente, essa quantidade [de mortes] para uma cidade tão pequena e pacata, mas a população sente-se segura”, completou.
Mídia News/Enzo Tres